Escandiuzzi

Procuram-se boas notícias. Mas enquanto elas não surgem….

Pinguins morrendo de frio em SC

leave a comment »

Dezenas de pinguins estão morrendo de frio e fome em praias de Florianópolis nas últimas semanas.

Acredite…. Pinguins morrendo de frio.

Na praia do Campeche é possível encontrar alguns mortos espalhados pela areia. A cada dia o número aumenta e em um pequeno trecho de pouco mais de 500 metros foram contabilizados doze aves. No meio da chuvarada e da friaca destes dias, andei na areia e fiquei surpreso com tantos pinguins mortos.

Em julho, 80 pinguins já em decomposição foram encontrados pela Polícia Ambiental na praia da Barra da Lagoa. A exemplo do que acontece esta semana, uma onda de frio intenso atuava na região sul do país.

Segundo o sargento da Polícia Ambiental Marcelo Duarte, coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) 20 pinguins foram resgatados com vida na costa de Florianópolis. Doze deles já se recuperaram por completo e oito ainda permanecem em tratamento.

Nesta época é normal o aparecimento dos pinguins na costa brasileira. As aves deixam a região da Patagônia e migram através de correntes marítimas. O que chama a atenção este ano, segundo Duarte, é o estado de anemia que eles têm sido localizados. “Nunca vi chegarem tão mal, em com quadro de anemia severa. Isso acontece em decorrência das temperaturas muito baxas e da falta de alimentação”, disse.

Para a Polícia Ambiental catarinense, o frio e a fome estão matando os pinguins. Delibitados devido à extensa viagem e à falta de alimentação, as aves acabaram perdendo a camada de gordura que as protege do frio. “ A pesca industrial e o frio são fatores que comprometem os pinguins. Sem o isolamento térmico de sua proteção de gordura, ficam completamente vulneráveis”, afirma. “O processo de migração é uma seleção natural: os que não são tão resistentes ficam pelo caminho. O problema é que o homem causa desequilíbrio ao interferir nesse processo, através da pesca industrial e do derramento de óleo”

Manchas de óleo também têm sido encontradas em algumas das aves que migram pela América Latina. Na semana passada, mais de 70 pinguins chegam a ser resgatados em Maldonado, no litoral do Uruguai, repletos de petróleo.


Anúncios

Written by Fabrício Escandiuzzi

agosto 6, 2010 às 6:21 am

Publicado em Brasil, Santa Catarina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: