Escandiuzzi

Procuram-se boas notícias. Mas enquanto elas não surgem….

Salvem a Jabulani

with one comment

 

Recebi por e-mail, direto da África do Sul, um emocionado pedido de socorro de uma cidadã que diz ser vítima de terríveis agressões. Ela pede socorro porque mesmo com toda a imprensa do mundo em seu país, ninguém faz nada.

Pior: todo mundo está assistindo ao vivo, em todo o planeta, à série de torturas sofridas pela jovem e pobre Jabulani. 

Jabulani pede socorro

Tenho vergonha em falar sobre esse assunto. Fico muito encabulada. Mas está insuportável viver assim. Minha vida se transformou num grande inferno.

Podem me chamar de Ja…de Jabulani. Sou uma redonda cidadã sul-africana.

 Tenho sido vítima de maus tratos e agressões físicas impiedosas desde a última sexta-feira, dia 10 de junho. Não tenho como me defender por isso decidi fazer um manifesto.

Tudo começou bem antes. Palavras grosseiras, xingamentos e ofensas proferidas inclusive por vocês, brasileiros. Em alto e bom tom, me compararam com uma qualquer, dessas encontradas em qualquer esquina, qualquer supermercado. Me chamaram de coisa de outro mundo…. de mulher de malandro.

Até quem ganha a vida me agarrando e me encaixando foi impiedoso nas ofensas. Até tu, Júlio César?

Depois das ofensas, a situação começou a partir para as vias de fato. Mexicanos e até mesmo os conterrâneos africanos me deram o pontapé inicial.

O pior ainda viria… Franceses e uruguaios me bateram de tudo que foi jeito. Bateram tanto que se cansaram e passaram a se agredir uns aos outros. Foi terrível…

Quando achei que poderia ter uma folga, eis que chegou o dia seguinte. Como apanhei naquele sábado. Um coreano Chow Chow-alguma-coisa, me deixou roxa de tanto me dar caneladas. Foi uma atrás da outra.

Estou sofrendo. Não imaginam como foi ser judiada por ingleses, norte-americanos, gregos, nigerianos, argelinos, eslovenos, ganeses, australianos e sérvios. Esperava mais carinho até de holandeses e dinamarqueses. Mas o que aconteceu? Maus tratos. Cheguei a me oferecer com todo carinho para o lado de um goleiro inglês, mas ele tratou de me soltar rapidamente.

Ninguém me ama.

Será que ninguém me quer bem?

Eu sou a culpada por me baterem tanto? Uma agressão atrás da outra. Uma pancadaria globalizada. Não suporto mais essa Copa da África. O planeta inteiro assistindo ao vivo às sessões de tortura e, ao invés de me ajudarem, tocam aquela merda de Vuvuzelas e dançam para lá e para cá.

Me tirem desse mundo horroroso em que vivo. Batem com canelas, acertam minha orelha e me chutam para muito longe.. Fui criada para dar alegrias, mas não às custas de tamanho sofrimento.

E sabem o que é pior? Ainda vão me bater demais. Alguém tem dúvida? Vou passar por Honduras e Chile, Eslovênia e Estados Unidos, Austrália e Sérvia…. O que vai ser de mim….Não gosto de apanhar desse jeito.

Apenas argentinos e alemães me trataram cordialmente até aqui. Mas nada de muito especial. Minhas avós e tataravós, essas sim foram cortejadas, acariciadas e delicadamente tratadas anos e anos atrás.

Tenho esperanças que vocês, brasileiros, possam fazer o mesmo. Apesar de tanto me ofenderem nos últimos dias, acho que podem me tratar um pouco melhor do que os outros. Mas confesso que estou apavorada pois o Dunga tem o Josué e o Kleberson no banco de reservas.

O que vai ser de mim?

O mais curioso e triste da minha história é que Jabulani significa “celebrar” em um dos dialetos na África.

Peço ajuda e para o resto desta Copa do Mundo e espero mais sorte à bola escolhida para os jogos daqui a quatro anos, aí no Brasil. Aliás, ela poderia se chamar “Maria Chuteira”…

Anúncios

Written by Fabrício Escandiuzzi

junho 14, 2010 às 10:37 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. DEU NO BLOG DO CLAUDIO HUMBERTO

    4/06/2010 | 00:00
    Corredor da morte
    Com os aliados que tem, o prefeito de Florianópolis, Dario Berger, não precisa de inimigos: eles insultam os ministros do Tribunal Superior Eleitoral espalhando a lorota de que o julgamento dele foi adiado para 2011 por “pressão” de Michel Temer e da senadora Ideli Salvatti (PT).

    J.L.CIBILS

    junho 14, 2010 at 11:53 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: