Escandiuzzi

Procuram-se boas notícias. Mas enquanto elas não surgem….

El Niño contribui para ciclone em SC

leave a comment »

 

A influência do fenômeno El Niño pode ter sido um dos fatores que contribuiu para o forte temporal que atingiu o litoral de Santa Catarina.

De acordo com a meterologista Marilene de Lima, do Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (CIRAM), o período de maio é conhecido pela influência do El Niño. O sistema atua e pode causar vários transtornos no período de março a setembro. Mas a intensidade do episódio desta semana é considerada “atípica”. “Em maio o fenômeno se reorganiza o que é normal gerar fortes instabilidades no sul do Brasil”, disse. “O que amedronta foi toda a intensidade com que ele se formou”.

 

Quase 36 horas após a passagem do ciclone, vários pontos da região metropolitana ainda permanecem alagados. Em Florianópolis, grandes áreas continuam alagadas e animais estão ilhados, principalmente na região sul da cidade. No bairro da Armação, a maré alta dificultou o escoamento de um rio e com isso algumas casas e quintais continuam repletos de água.

 É chuva para burro…São José registrou em apenas 24 horas a precipitação quase 2,5 vezes maior do que a média para todo o mês. Em maio, a média histórica oscila entre os 100 e 120 mm. Apenas entre terça e quarta-feira choveu 255mm.

 O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico. O Centro de Previsão de Estudos Cimáticos (CPTEC) explica que o acréscimo é capaz de mudar significativamente o clima, alterando os “padrões de vento” e o regime de chuvas em regiões tropicais.

 “A instabilidade atravessou saiu do Pacífico, atravessou os Andes e se configurou em ciclone na altura do meio oeste catarinense”, explica Marilene. “É uma condição atmosférica comum neste época. Provavelmente na próxima semana teremos uma reprise, mas não significa que será com a mesma intensidade”.

Ui… Não brinca Marilene, mais???

Anúncios

Written by Fabrício Escandiuzzi

maio 21, 2010 às 3:51 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: