Escandiuzzi

Procuram-se boas notícias. Mas enquanto elas não surgem….

Os estudantes e a PM

with 7 comments

 

Mais de 3 mil pessoas participaram do protesto realizado por estudantes contra o reajuste da tarifa de ônibus em Floripa.

Acho que foi esse número. A PM disse que tinha 1200 pessoas, a Guarda Municipal falou em 4 mil manifestantes e os organizadores do movimento acreditam que 5 mil seguiram o protesto. Fiz uma média e por isso fica em 3 mil.

 Foi a terceira manifestação organizada por estudantes após o aumento em 7,3% no preço das passagens. Mais uma vez, os meninos gritaram e manifestaram de forma pacífica. Salvo dois ou três entreveros, um deles incluindo um fotógrafo e um integrante da Guarda Municipal completamente despreparado e descontrolado.

Muito bom o ato. As pessoas chegaram a aplaudir os estudantes das janelas dos prédios enquanto eles passavam pela avenida Hercílio Luz.

Nota dez.

O que chamou a atenção foi a Polícia Militar. Tinha uns 856 mil policiais militares acompanhando, uma cavalaria inteira e outras 600 viaturas. Falando sério: ao final da manifestação, eu contei 16 viaturas com as luzes ligadas e o escambau acompanhando os estudantes, alguns com 12 ou 13 anos de idade.

Foda é que quando eu ligo para a Polícia Militar pedindo para que um babaca abaixe o som do carro que só toca Rebolation, me informam que não existem viaturas disponíveis. Arrombaram meu carro há uns dois anos e até agora espero um PM para fazer ocorrência.

Não dá para dizer que falta efetivo ou equipamento em Florianópolis. Pelo menos na manifestação dos garotos e garotas estava todo mundo lá.. até exagerado, acho…

E por que a segurança não funciona quando precisamos dela??

Anúncios

Written by Fabrício Escandiuzzi

maio 14, 2010 às 11:53 am

7 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. ESTÁ CERTO GRT CERTAR NOS ESTUDANTES

  2. Infelizmente é assim mesmo. Para estudantes eles deslocam até a força nacional se for preciso. Ainda hoje estava conversando com um amigo. A loja dele aqui no centro foi assaltada e pegaram o ladrão. Ao chegar a polícia mandou soltar o cara. PODE? contra crianças eles são bem corajosos.

    Jackson Kuntz

    maio 15, 2010 at 3:28 am

    • Pois é….
      Vê em manifestação de servidores, motoristas e cobradores tem tanta gente…
      Quando PM faz protesto tb não tem ninguém…
      Achei bem exagerado. Cavalos, viaturas e etc….
      E o único problema que vi durante a passeata foi causado por um Guarda Municipal. Esses são muito despreparados..

      Fabrício Escandiuzzi

      maio 15, 2010 at 3:42 am

  3. Os estudantes como foi visto o protesto todo, nao entao ali pra praticar atos de violencia, mas sempre tem pessoas que vem para desvistuar o movimento, mas a esmagadora maioria esta la porque sabe pelo que esta lutando, esta lutando por estudantes, trabalhadores que nao podem estar na manifestação porque tem que ir para casa cuidar de seus filhos, e no dia seguinte acordar 6 hrs da manhã para ir trabalhar, é por isso que nos lutamos e continuaremos, semana que vem e até quando for preciso, porque reclamar só nao adianta, temos que ir as ruas, mostra que sempre haverá pessoas prontas para lutar, e sempre sairemos vitoriosos, ‘Policia é pra ladrão pra estudante nao’.

    Rodrigo Lino

    maio 15, 2010 at 1:40 pm

  4. Vemos que a PM está ali para garantir a ordem, posto que em movimentos anteriores relacionados ao transporte público, a situação foi desvirtuada e houve grande depredação de patrimônio público e privado.

    Exceto a situação envolvendo o Guarda Municipal, houve registro de algum abuso da Polícia Militar? Se houve… Corregedoria.

    Quanto ao efetivo deslocado, é decorrente de uma situação pré estabelecida e com policiamento planejado. Infelizmente, existe sim uma grande falta de viaturas e efetivo para atender a demanda de pedidos. Ocorrências passam por triagem e som alto não tem prioridade de atendimento.

    Boletim de furto quem faz é a Polícia Civil.

    Gorec

    maio 19, 2010 at 6:40 am

    • Concordo que a PM está ali para cuidar da ordem e segurança. Também concordo plenamente que houve excesso por parte de estudantes em outros episódios. Como em todo os protestos, há os que “extrapolam”.
      Como os próprios PMs extrapolaram no primeiro protesto, usando pistola de choque num garoto de menos de quinze anos que estava apenas sentado no chão. Tal fato foi presenciado e filmado por mim… Está nesse blog. A situação só acalmou quando o oficial que comandava a operação mandou os dois militares sair da área de frente: “Te controla” ele disse, frase gravada em alto e bom tom…

      A PM no meu entendimento deve cuidar da paz, segurança e da manutenção da ordem pública. Som alto é uma coisa que contraria a ordem pública. A pergunta é: por que não atender casos como esses antes que virem ocorrências maiores, como cansamos de ver?
      Não sou contra a PM de forma alguma, achei interessante o trabalho dela na manifestação da última quinta em que, repito, não houve abuso. O que vi – e não gostei – foi ocorreu no primeiro dia.

      O que lamento não é a PM, mas os governos e administradores que deixaram faltar viaturas. E que, ao invés de pagar melhor os policiais, autorizam que eles façam “bicos” para incrementar a renda.

      O problema não é da PM, mas de quem manda na PM….

      Fabrício Escandiuzzi

      maio 19, 2010 at 7:32 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: