Escandiuzzi

Procuram-se boas notícias. Mas enquanto elas não surgem….

Coisas incríveis acontecem…

leave a comment »

É inacreditável.

Parece coisa de filme catástrofe americano, mas não é.

Anunciado com pompa e etc e tal, o sistema de telemetria instalado para monitorar o nível do rio Itajaí-Açú durante as cheias acabou não funcionando esta semana, justamente quando a população mais precisava dele. Orçado em R$ 1,3 milhão foi modernizado e instalado pelo governo do estado como uma forma de acompanhar o nível da água e prever enchentes com até dez horas de antecedência. Ao todo, 16 estações foram espalhadas ao longo de todo o Vale do Itajaí.

Mesmo assim, as leituras precisaram ser realizadas manualmente pelos técnicos da Defesa Civil durante as chuvas do início da semana. Através de um convênio, o CEOPS (Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú) é responsável pela operação do sistema de telemetria. O equipamento não funcionou em alguns pontos no momento de crise e conseguiu apontar apenas a precipitação pluviométrica dos últimos dias.

O professor Mário Tachini, que atua no Ceops da Universidade de Blumenau (FURB) explica que uma empresa de São Paulo responsável pela instalação deve realizar a manutenção dos equipamentos nas próximas semanas, assim que as águas baixarem. “São sensores sujeitos às intempéries e sensíveis a esse tipo de situação, como por exemplo, os resíduos que as águas acabam trazendo”, disse. “Já estava marcada a manutenção antes mesmo da chuva”. Tachini lamentou que o sistema de telemetria não tenha funcionado justamente no momento em que sua funcionalidade seria primordial. “Ano passado tivemos problemas com o nível do rio e ele funcionou”, disse.

Na secretaria de Desenvolvimento Sustentável, ninguém fala sobre o assunto. O novo de assessor de imprensa não está no local, não atende telefonemas e não retorna ligações.

Depois dessa, vou comentar o quê???

Anúncios

Written by Fabrício Escandiuzzi

abril 29, 2010 às 12:43 am

Publicado em Brasil, Santa Catarina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: